Friday, October 11, 2013

O que preciso para me candidatar a uma vaga do CsF?

Requisitos eliminatórios:
}Ser brasileiro ou naturalizado;
}Estar regularmente matriculado;
}ENEM - com no mínimo 600 pontos a partir de 2009;
} Coeficiente mínimo de 0,645 (não há flexibilização em hipótese alguma!!)
}Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação - LER ATENTAMENTE O EDITAL DO PAÍS ESCOLHIDO, POIS ESSA CARGA HORÁRIA PODE VARIAR. LER ATENTAMENTE A INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROGRADE E PROREC!.
}Inglês, ou outro idioma no caso de países como França, Itália, Alemanha.

SERÁ DADA PREFERÊNCIA AOS CANDIDATOS QUE:
}Foram agraciados com prêmios em olimpíadas científicas no país ou exterior;
} Tiverem tido ou estão usufruindo de bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq (PIBIC/PIBITI) ou do PIBID da CAPES.

Outras providencias:

- Providencie seu passaporte, comprovante do ENEM, e fique atento às datas do TOEFL; você vai precisar do seu histórico traduzido (verificar modelos no grupo CsF UTFPR PG no Facebook. 

     - Leiam e analise a postagem "Resumo dos editais" neste blog. Ali dá para ter uma ideia das chamadas passadas, sem garantia de que os procedimentos serão os mesmos para a nova chamada. Verifique se o pais aceitou ITP TOEFL (gratuito feito em Ponta Grossa) ou o IBT Toefl (pago e feito em Curitiba), ou outro idioma. Se escolher um pais com outro idioma, corra e verifique a data das provas HOJE AINDA!!!!

      - LEIAM, leiam, LEIAM os editais; converse com seu coordenador ou professor orientador para seu programa no exterior para pensar na melhor escolha de pais;  e estejam atentos a todas as informações no grupo CsF UTFPR PG no Facebook !

            - Fique atento ao site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf, e leia tudo antes de procurar o DERINT, pois na maioria das vezes, as dúvidas são básicas e já estão respondidas no site. ;)

           BOA SORTE!!!
            


2 comments:

  1. e os boatos que o coeficiente mínimo caíria pra 0,6? não procede?

    ReplyDelete
  2. Olá! Pensei já ter respondido ao comentário, mas não visualizo a resposta... peço desculpas.. Não, não há previsão de que o coeficiente possa ser inferior. No dia 11 de abril, sexta feira as 11h)) no auditório teremos uma reunião sobre intercambios. Obrigada!

    ReplyDelete

Deixe aqui sua contribuição, obrigada!