Thursday, December 19, 2013

INSTRUÇÕES PARA RETORNO


Caro/a Acadêmico/a, 


Seja muito bem vindo de volta à nossa instituição!


Esperamos que tenha aproveitado bastante o programa, conhecendo novas culturas, novos lugares, novos amigos e, principalmente, com muitos e novos conhecimentos científicos, tecnológicos, de que tanto precisamos em nosso país, para crescermos cada vez mais como pessoas e como nação! 


Para que façamos o encerramento do programa, você precisa realizar os seguintes procedimentos:


1. Procure o DERAC e preencha a solicitação de retorno, e protocole juntamente com os documentos listados abaixo. Você pode achar essa solicitação no link:


http://www.utfpr.edu.br/pontagrossa/derac/formularios-de-requerimento/afastamento-e-retorno-para-estudo-no-exterior/formulario-de-retorno-a-utfpr/view



2. Documentos necessários a serem entregues junto com a solicitação de retorno:


a) Histórico da universidade no exterior contendo todas as disciplinas cursadas e respectivas notas (ENTREGUE A CÓPIA, POR FAVOR, E GUARDE OS ORIGINAIS COM VOCÊ).

b) Relatório de atividades desenvolvidas durante o período de permanência na instituição estrangeira, com riqueza de detalhes, e fotos. O modelo está disponibilizado neste link, clicando na palavra "Relatório": http://www.utfpr.edu.br/pontagrossa/estrutura-universitaria/diretorias/direc/departamento-de-relacoes-interinstitucionais

b) E a Pesquisa de retorno do CsF

3. Você pode deixar tudo na secretaria (solicitação preenchida e protocolada, relatório, e histórico) que eles entregam no DERINT. (Se você preferir, poderá ir pessoalmente ao DERINT entregar).


CONVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS

Os/as alunos que desejam convalidar disciplinas deverão apresentar as ementas cursadas no exterior, devidamente carimbadas pela instituição.
O processo de convalidação é independente da solicitação de retorno. 
Chegando na UTFPR é so pedir no Derac a solicitação de convalidação. Quem decide da convalidação ou não é o/a coordenador/a  do curso. 

CONVALIDAÇÃO DE ESTÁGIO 


A convalidação de estágio feito no exterior é feita unicamente pelo/a coordenador/a do curso. 

ATENÇÃO ALUNOS/AS BOLSISTAS CNPQ

Procure o Coordenador e responda a um entrevista de retorno, requerida pelo MEC, sob o risco de reembolso. MAS ESSA ENTREVISTA COM O COORDENADOR É SOMENTE PARA alunos que receberam  bolsa do CNPQ. Bolsistas da CAPES não precisam fazer a entrevista com o coordenador.

                                                                                                                                                
Após o retorno, recomendamos que o aluno se envolva em atividades extras, como palestras, seminários e workshops propostos pela UTFPR, visando transferir o conhecimento adquirido aos colegas e à instituição como um todo. 


Frequently asked questions:

  • Quando terei acesso ao sistema do aluno? Quando os documentos forem devidamente entregues - em um ou dois dias.
  • Quando posso me matricular de volta na Universidade? A qualquer época em que o aluno regresse do programa, conforme prazos de vigência estabelecidos na documentação de aceite. 
  • Se as aulas já tiverem começado a mais de um mês, posso ainda me matricular? Conforme já dito, a qualquer época em que o aluno regresse do programa, conforme prazos de vigência estabelecidos na documentação de aceite. 
  • Se estiver faltando um mês para as aulas acabarem, posso me matricular? Sim, mas recomendo discutir com os professores das disciplinas e com o coordenador, pois a ausência nas aulas poderá acarretar baixo aproveitamento na avaliação, e gerar uma reprova. Então, converse com os professores e coordenador. 






No comments:

Post a Comment

Deixe aqui sua contribuição, obrigada!